top of page
(03) Especialidades do Psicanalista
31 ESPECIALIDADES.jpg

Especialidades do Psicanalista:

 

A ocupação de psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições e Entidades nacionais e internacionais, podendo o Psicanalista ter diferentes formações, como: Biólogo, Advogado, Engenheiro, Pedagogo, Matemático, Psiquiatra, Médico, Teólogo, Filósofo, Psicologo, Administrador, Enfermeiro, Farmacêutico, Professor, Fisioterapeuta, Terapeuta, Psicoterapeuta, Odontólogo e outras categorias.

 

Desde a sua primeira edição, em 1982, a CBO sofreu alterações pontuais, sem modificações estruturais e metodológicas. A edição 2002 utiliza uma nova metodologia de classificação e faz a revisão e atualizações completas de seu conteúdo

 

A CBO é o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. Sua atualização e modernização se devem às profundas mudanças ocorridas no cenário cultural, econômico e social do País nos últimos anos, implicando alterações estruturais no mercado de trabalho.

 

A nova versão contém as ocupações do mercado brasileiro, organizadas e descritas por famílias. Cada família constitui um conjunto de ocupações similares correspondente a um domínio de trabalho mais amplo que aquele da ocupação.

 

O banco de dados do novo documento está à disposição da população também em CD e para consulta pela Internet.

 

Uma das grandes novidades deste documento é o método utilizado no processo de descrição, que pressupõe o desenvolvimento do trabalho por meio de comitês de profissionais que atuam nas famílias, partindo-se da premissa de que a melhor descrição é aquela feita por quem exerce efetivamente cada ocupação.

                                                         

Estiveram envolvidos no processo pesquisadores da Unicamp, UFMG e Fipe/USP e profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai. Trata-se de um trabalho desenvolvido nacionalmente, que mobilizou milhares de pessoas em vários pontos de todo o País.

 

A nova CBO tem uma dimensão estratégica importante, na medida em que, com a padronização de códigos e descrições, poderá ser utilizada pelos mais diversos atores sociais do mercado de trabalho. Terá relevância também para a integração das políticas públicas do Ministério do Trabalho e Emprego, sobretudo no que concerne aos programas de qualificação profissional e intermediação da mão-de-obra, bem como no controle de sua implementação.


Portanto, o C.B.P. (I.N.N.G.), de acordo com a legislação vigente, e em decorrência da vastidão informativa da Ciência Psicanalítica e Entidades  Formadoras  em  Ensino  e Formação de Psicanalistas; Propõe, a Criação de Especialidades em Psicanálise e aberturas de Cursos de Especialização nas Entidades Educativas.

 

Abaixo exemplos das Especialidades CBO Nº 2515-50 Psicanalista – Analista

(Psicanálise)

 

Especialidades do Psicanalista:

 

(1) Neuropsicanalista;

(2) Psicanalista Clínico; - (Generalista)

a) Adolescentes;

b) Adultos;

c) Crianças;

 

PSICANALISTA ESPECIALIZADO EM:

 

(3)   Biofeedback;

 

(4)   Capelania;

 

(5)   Conflitos Armados;

 

(6)   Conflitos de Etnias;

 

(7)   Consultoria Empresarial;

 

(8)   Consultoria Familiar;

 

(9)   Consultoria Parlamentar;

 

(10) Dependências Químicas;

 

(11) Didata;

 

(12) Eclesiástico;

 

(13) Educacional;

 

(14) Eletrossono;

 

(15) Esporte;

 

(16) Estrategia Militar;

 

(17) Exames Fobotaxiano;

 

(18) Forense;

 

(19) Grupo;

 

(20) Hipnose Instrumental;

 

(21) Hospitalar;

 

(22) Organizacional:

 

(23) Orientação Vocacional;

 

(24) Pastoral;

 

(25) Pesquisas Científicas;

 

(26) Psicanálise Preventiva;

 

(27) Psicossomatismo;

 

(28) Psicostat SGR;

 

(29) Saúde Pública;

 

(30) Social;

 

(31) Trabalho;

(32) Pesquisador Científico;

(33) Pesquisador Histórico.

ATENÇÃO PSICANALISTAS

O Conselho Brasileiro de Psicanálise C.B.P.(I.N.N.G), realiza o Curso de Neurociência

para os Psicanalistas interessados, que após sua aprovação em banca, receberão o Título de Neuropsicanalista, de acordo com The Neuropsychoanalysis Association.

TAXA  DE INVESTIMENTO:

Psicanalista interessado entrar em contato:

cobrpsi@cobrpsi.com

O QUE É NEUROPSICANÁLISE?
 

A neuropsicanálise explora a interface entre o conhecimento neurobiológico e os modelos psicanalíticos da mente humana. Enquanto a neurociência mapeia o cérebro, de moléculas a redes, um terreno comum emergiu entre campos que foram separados por muito tempo.

 

Agora, com os avanços da tecnologia que nos dão uma visão de um cérebro ativo, podemos vincular processos cerebrais a conceitos psicanalíticos - ideias que enfatizam as camadas inconscientes profundas da mente, o papel central das emoções e das relações interpessoais na vida mental, e importância da fantasia e representações mentais.

 

A neurociência está expandindo rapidamente nossa compreensão dos circuitos neurais envolvidos com processos conscientes e inconscientes, motivação, emoção, autorregulação, memória, relações interpessoais e muito mais. À medida que trazemos esses domínios juntos,

 

Como ponto de contato entre disciplinas amplas, a neuropsicanálise assume muitos tópicos e disciplinas. A neurociência psicodinâmica investiga os mecanismos cerebrais dos processos intrapsíquicos ou intersubjetivos, usando conceitos psicanalíticos para enriquecer a pesquisa cerebral.
A neuropsicanálise clínica inclui o trabalho com pacientes neurológicos de maneira psicodinâmica, ou usando observações do trabalho com pacientes neurológicos para fundamentar a teoria neuropsicanalítica. A construção de teorias integra os achados e modelos da neurociência com os construtos psicanalíticos, a fim de avançar para uma compreensão mais completa do aparato mental.

A neuropsicanálise está interessada nos fundamentos neurobiológicos de como agimos, pensamos e sentimos. À medida que começamos a vincular a atividade cerebral a um modelo psicanalítico da mente, mesmo nos níveis mais profundos, uma compreensão verdadeiramente dinâmica pode emergir.

 

A Associação Neuropsicanálise é uma rede internacional de organizações sem fins lucrativos que apoiam o diálogo entre as neurociências e a psicanálise. Com sede em Nova York, Londres e Cidade do Cabo, fornecemos recursos para médicos, pesquisadores, estudantes e o público em geral, incluindo nossa revista, conferências, bolsas de pesquisa e programas educacionais.

A neurociência encapsula muitas disciplinas científicas e representa um cenário em constante mudança. A neurociência moderna incorpora muitos campos de pesquisa, alguns novos, outros antigos. Envolve trabalho clínico, experimental e teórico, e baseia-se em uma ampla gama de teorias, práticas e tecnologias. Da mesma forma, o campo da psicanálise tem uma longa e rica história, cobrindo assuntos detalhados e complexos. Tradicionalmente, e talvez compreensivelmente para o observador casual, pelo menos, os campos da neurociência e da psicanálise têm sido opostos polares - biológicos versus psicológicos. Um se concentrava no estudo do cérebro objetivo, o outro na mente subjetiva. No entanto, essa dicotomia disciplinar começou a mudar.

 

O campo emergente da neuropsicanálise reflete a complexidade inerente tanto às neurociências quanto à psicanálise, na medida em que encapsula a fusão de várias disciplinas diferentes. Este campo pode ser visto como compreendendo a convergência de linhas convergentes de evidências: algumas do lado da mente do diálogo, outras do lado do cérebro. À luz do fato de que o campo da neuropsicanálise é verdadeiramente multidisciplinar, é inevitável que os que são atraídos para esse novo e excitante campo não tenham conhecimento essencial que tradicionalmente não seja parte da paisagem de seus campos específicos. É com essa realidade em mente que criamos uma série de listas de leitura específicas que abrangem vários tópicos pertinentes sob o amplo espectro da neuropsicanálise.

Nossas leituras sugeridas estão listadas em categorias específicas.

 

A lista intitulada Bridging Psychoanalysis and the Neurosciences before 1999 and the Advent of Neuropsychoanalysis  identifica algumas das principais obras seminais que ajudaram a forjar o caminho que levou à fundação da neuropsicanálise como o campo como a conhecemos hoje. Muitos desses trabalhos datam do início dos anos 1900 e são de grande significado histórico e interesse para o campo. Última atualização:  13/9/2018

 

A lista de leitura da História da Neuropsicanálise fornece uma visão geral da gênese e evolução do excitante campo da neuropsicanálise. Ele destaca alguns dos principais pioneiros e defensores neste campo e baseia-se em seu trabalho em trazer o mundo da experiência subjetiva para o diálogo com disciplinas neurocientíficas. Esta lista de leitura também oferece explicações sobre o que neuropsicanálise é e que assunto envolve. Última atualização:  13/9/2018

 

A lista de neuropsicanálise clínica cobre a literatura que documenta como o trabalho com pacientes com lesão cerebral orgânica foi conduzido com sucesso para melhorar os resultados. As leituras incluídas também destacam algumas das principais posições teóricas que servem para informar este trabalho tão necessário. Última atualização:  13/9/2018

 

A lista de leitura de neurociência psicodinâmica identifica estudos e literatura que combinam neurociência cognitiva experimental e computacional com conhecimento derivado de modelos metapsicológicos - isto é, os mecanismos cerebrais subjacentes aos processos subjetivos. Esse tipo de trabalho envolve testar conceitos psicanalíticos com medidas cerebrais e enriquecer a exploração neurocientífica contínua com hipóteses psicanalíticas. Esse novo e excitante campo está moldando a maneira pela qual os relatos e predições metapsicológicos são compreendidos, explorando-os através das lentes das modernas ferramentas e técnicas neurocientíficas. Última atualização:  13/9/2018

 

A lista de leitura Eficácia da Psicanálise e Terapia Psicodinâmica fornece artigos na forma de revisões e metanálises que demonstram a eficácia das terapias psicodinâmicas. Última atualização:  13/9/2018

 

A lista de Neurociência Clínica fornece referências a algumas das principais informações auxiliares de outras áreas da medicina clínica com as quais os neuropsicólogos e outros profissionais precisam estar familiarizados para entender as patologias / condições dos pacientes que encontram, juntamente com vários procedimentos / investigações médicas. que pode ter sido executado. Tais campos incluem neurologia, neurocirurgia e psiquiatria. Última atualização:  5/7/2018

 

A  lista de leitura Perspectivas neuropsicanalíticas sobre conceitos psicanalíticos específicos oferece um significado e insights neuropsicanalíticos sobre os conceitos fundamentais no coração da psicanálise. Última atualização:  12/11/2018

 

A  lista de leitura Modelos e Teorias fornece alguns dos principais modelos e teorias que influenciaram os campos da psicanálise, neuropsicologia e neurociência em geral. Última atualização:  13/9/2018

O Conselho Brasileiro de Psicanálise - C.B.P. (I.N.N.G), realiza os Cursos de Especialização em sua totalidade, com Grades Curriculares Específicas e Horas Aulas Integrais, e ao final do Curso de Especialização, os Candidatos (alunos), serão submetidos as provas finais (orais e escritas), assim como, apresentação de T.C.C.

Os Alunos Aprovados Receberam Certificado de Especialidade e Histórico Escolar, devidamente registrados cartorialmente, apostilados legalmente no Apostille de Haia na Holanda (Convenção de Haia - 2015 - 2016), (caso o aprovado solicitar e pagar os custos de emolumentos, {Tradução Oficial e Registro Cartorial})

 

Os candidatos inscritos para a especialização, deveram ser obrigatoriamente MEMBROS DO C.B.P. (I.N.N.G.). 

TAXAS:

Os Investimentos para os Cursos de Especialização obedecerão, ao Tempo de termino, Carga Horária e Número de Professores Locados, assim como, Materiais Empregados nas Aulas Presenciais ou (Vídeo Aulas).

Mais informes, queiram por gentileza entrar em contato pelo E-mail: cobrpsi@cobrpsi.com


Conselho Brasileiro de Psicanálise (I.N.N.G.) é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Based on a

work at https://www.cobrpsi.com Permissions beyond the scope of this

license may be available at https://www.cobrpsi.com. @import url(https://www.google.com/cse/api/branding.css);

cobrpsi@cobrpsi.com

https://www.cobrpsi.com

https://www.cobrpsi.org

  • LinkedIn ícone social
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
bottom of page